Como o próprio nome sugere, a urodinâmica (também chamada estudo urodinâmico ou avaliação urodinâmica completa) é um método diagnóstico, um exame, realizado de maneira dinâmica e que avalia as pressões de funcionamento do abdome, bexiga e uretra durante a micção, além de medir o volume urinário residual.
Ele é realizado com a introdução de duas sondas finas na bexiga através da uretra com anestesia local uma no reto, para medida da pressão abdominal. As sondas são então conectadas a transdutores de pressão, que transformam as informações do estudo em um gráfico que será interpretado pelo médico.
O exame então se divide em duas fases de interpretação: cistometria e estudo miccional.
A cistometria é também chamada de fase enchimento. Nesta etapa do exame avaliamos a capacidade máxima da bexiga, se há contrações involuntárias da musculatura da bexiga, se há perdas urinárias aos esforços, e se a bexiga consegue armazenar urina com baixas pressões.
O estudo miccional é uma etapa de esvaziamento, na qual verificamos se á impedimento ao fluxo urinário, se a bexiga se contrai adequadamente e se realiza seu completo esvaziamento.
A Urofluxometria é um exame não invasivo tem como propósito avaliar o fluxo urinário em um gráfico parametrizado, dando assim dados objetivos ao médico em relação as queixas e sintomas urinários do paciente.
Não há necessidade de sondagem para a realização deste exame, bem como não é possível determinar as pressões de funcionamento da bexiga, mas a sua correlação com dados clínicos como idade ou presença de outras doenças do aparelho urinário como por exemplo o aumento benigno da próstata tem grande poder preditor em grande parte dos diagnósticos.
Ele consiste em basicamente o paciente urinar em um aparelho com um medidor de fluxo. É de grande importância que o paciente esteja com a bexiga cheia para obtermos um resultado o mais fidedigno possível. Fluxos com baixo volume urinado podem ter seu resultado desconsiderado e eventualmente a necessidade de repetir o exame ou prosseguir investigação, a depender da avaliação médica.